81 3019 9167 - Whatsapp 81 9 9240 4986 [email protected]

Nossa proposta pedagógica

No Espaço Sementinhas, as crianças terão estímulos pedagogicamente planejados e supervisionados por um grupo de profissionais. Nossos fundamentos são baseados no Socioconstrutivismo, pois acreditamos que se aprende observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com o professor e a turma.
Pautamos nosso trabalho valorizando os direitos à brincadeira; à atenção individual; a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante; ao contato com a natureza; à higiene e à saúde; a uma alimentação sadia; a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; ao movimento em espaços amplos; à proteção, ao afeto e à amizade; a expressar seus sentimentos; a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche e o direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.

As atividades oferecidas contemplam desde o acolhimento afetivo à estimulação pedagógica. Promovemos ações com práticas de leitura, música, brincadeiras, estimulação motora, brincadeiras na areia e na pista de velocípede, bem como os momentos de higienização, hora do soninho e alimentação. Compõe também nossa proposta curricular as atividades de psicomotricidade, culinária e artes. Enquanto sujeito histórico, construtor de conhecimento, a criança ao mesmo tempo em que constitui o mundo, torna-se constituída por ele. Cada criança/sujeito constrói conceitos pessoais. Tudo aquilo que a criança sabe, que foi construído por ela, passa a fazer parte de um patrimônio próprio, fruto de suas condutas, e não de algo depositado por outra pessoa (Deheinzelin, 1994). Os três primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais na sua formação e desenvolvimento. Nesta fase, podemos observar importantes conquistas na dimensão subjetiva do movimento, pois são as emoções o canal privilegiado de interação do bebê com o adulto, caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, e por expressões mais cheias de sentido que vão se constituindo um espaço privilegiado de aprendizagem. Descobrir e aprender são ações possíveis por interações. Ao considerar a diversidade dos modos de agir, de pensar e de sentir das crianças, essas experiências podem se traduzir em atividades que mobilizem os saberes dos pequenos de tal maneira que eles aprendam sobre si e sobre o mundo.
NOSSA DIDÁTICA CONSOLIDA-SE À PARTIR DE:
– Processos de aprendizagem mais livres, naturais nos quais o aluno vai aprendendo ao fazer;
– Aprendendo pela descoberta;
– Aprendendo ensinando;
– Aprendendo sob fatores que tornarão a educação atraente, valiosa, recompensadora e formadora de pensadores originais e investigadores independentes;
– Aprender pensando, brincando e podendo errar.